top of page
ATELIER DE PROJETO INTEGRADO
API
Disciplina chefe na graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUeD - Universidade Federal de Uberlândia, os API's visam a aproximação do aluno aos conceitos básicos da atividade do projeto e iniciação nas pesquisas e análises das obras de arquitetura. Promovem o desenvolvimento da expressão e da representação gráfica, compreendendo o desenho como elemento indispensável e essencial na prática da arquitetura. Atribui a construção de modelos como parte do processo de desenvolvimento do projeto. E propõe ao aluno a introdução dos princípios de composição, de escala, proporção e organização espacial e o desenvolvimento da percepção formal no plano e no espaço
API 1 - 1º período
2012 1º semestre
ESPAÇOS LÚDICOS
Atelier de projeto introdutório - primeiro contato e análise da relação entre espaço x usuário. Proposta de pequenos exercícios pautados na criação de novas espacialidades para a cidade de Uberlândia, MG.
Desenvolvimento da expressão e representação gráfica através de croquis, plantas e modelos como instrumentos de investigação e estruturação da forma arquitetônica.

joão guilherme polegato + rayssa carvalho

Speelplein in Amsterdam. Arq. Aldo van Eyck

Vest Pocket Park - NYC

Play lot - Philadelphia neighborhood program

Bertelmanplein in amsterdam - aldo van eyck

Aldo Van Eyck

.

.

.

.
CALEIDOSCÓPIO

joão guilherme polegato + rayssa carvalho
API 2 - 2º período
2012 2º semestre
Introdução da prática do projeto e da pesquisa dos elementos que compõem o vocabulário arquitetônico através da análise de obras significativas e de diversas experimentações, visando o desenvolvimento projetual e a representação das intenções plástico‐espacial. Relações entre o objeto arquitetônico e o contexto no qual este está inserido.Tem como proposta o conhecimento de espaços de habitação multifamiliar tais como espaços comuns, tipologias de habitação, setorização de amientes, áreas privativas, noções de proxêmica, espaço público x privado e etc.
HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR
API 3 - 3º período
2013 1º semestre
EMEI - ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Proposta de projeto de uma Escola Municipal de Ensino Infantil em Uberlândia, MG. Neste ateliê o contato com leis, normas, cartilhas dentre outros documentos se torna indispensável para que o desenvolvimento de um projeto deste porte estivesse adequado às normas construtivas. A representação gráfica deste API em especial é feita [integralmente} à mão. Todos os estudos, croquis, desenhos técnicos e etc, foram realizados manualmente. Essa escolha pode ser justificada pelo caráter lúdico e criativo do programa de uma escola. Estudos plásticos de volume, cor, textura, sensações e etc foram cobrados na elaboração do projeto para que os alunos tratassem o público usuário do projeto [crianças] com a sensibilidade e atenção necessárias.

joão guilherme polegato
API 4 - 4º período
2013 2º semestre
PROGRAMA MULTIUSO
HABITAÇÃO UNIVERSITÁRIA
A ideia desse projeto se baseia em uma certa liberdade ao aluno para que ele mesmo desenvolvesse seu próprio programa de necessidades. Dessa forma, os resultados conseguidos na turma, seriam amplos e diversificados. Nessa experiência, o projeto reflete aquilo que mais chamou a atenção do aluno para as necesssidades que ele julgava mais importantes à cidade. A relação com o entorno, expaço construído x espaço existente, foram as mais discutidas em sala.

joão guilherme polegato

joão guilherme polegato + mayara silva
API 5 - 5º período
2014 1º semestre
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
A habitação social é o tema desse API. Assuntos como o direito à moradia, o histórico da habitação social no Brasil, dentre outros questionamentos foram abordados nesse programa. A capacidade do aluno de propor espaços de qualidade em áreas carentes de equipamentos urbanos, espaços de convívio, áreas verdes, é testada para que toda ação projetual seja respeitosa com as necessidades do usuário levando principalmente em consideração o orçamento.
API 6 - 6 º período
2014 2º semestre
CENTRO DE INTERAÇÃO CULTURAL
O objeto de estudo do API6, é o projeto de um edifício institucional cultural mas que contempla ainda equipamentos esportivos e de lazer e tem como título: Centro de Interação Cultural como estratégia de redesenho de áreas degradadas. Essa proposta considera o edifício na sua dimensão urbana e sua presença na paisagem, e vê a cidade como local de manifestações culturais. Ainda leva em conta o estudo do programa, usuários, o exame da topografia existente, as legislações pertinentes, a inserção da volumetria levando em consideração o contexto, os aspectos plásticos, fluxos, o sistema estrutural e as técnicas construtivas.

joão guilherme polegato +luisa do amaral

.

.

.

.

joão guilherme polegato +luisa do amaral + mayara silva
O sétimo API trata do projeto urbano. Foi destinada a Zona Leste de Uberlândia para a criação de propostas urbanas de adensamento dessa gleba. O programa exigia a análise da área de estudo como um todo, já que esta análise deve se efetivada através das teorias que trata da forma urbana em seus diferentes aspectos: funcionais (operativos e relacionais), topoceptivos (percepção e formação da imagem mental), sintática (forma urbana, localização relativa às atividades/uso do solo, características dos grupos sociais) e bioclimáticos (conforto térmico, acústico, luminoso e qualidade do ar, vegetação, topografia, hidrografia), etc
API 7 - 7º período
2015 1º semestre
PROPOSTA URBANA PARA ZONA LESTE DE UBERLÂNDIA
API 8 - 8º período
2015 2º semestre
EDIFÍCIO ESCRITÓRIOS + COMÉRCIO
Compreender, através do desenvolvimento de um programa de grande complexidade, a função e disposição da disciplina em organizar, pelo conhecimento técnico, cultural e urbano, o projeto arquitetônico.
O edifício – síntese maior desse conflito – resulta do
entrave entre a ação do profissional de arquitetura e, simultaneamente, dos elementos pré existentes no lote. Ainda contemplando uma abordagem cultural (histórica,regional,urbana etc).
O aluno devia propor o desenvolvimento de um Projeto de Edifício de caráter multifuncional
–espaços de escritórios e comércio, localizado no centro expandido da cidade de Uberlândia

joão guilherme polegato + camila cavesan
bottom of page